fbpx

PLUGIN

Conexão para Engenheiros, Arquitetos e Estudantes

Primeiro robô autônomo offshore do mundo

Em setembro de 2018, a equipe de campo da ANYbotics embarcou em um helicóptero para voar para uma das maiores plataformas de conversão offshore do mundo no Mar do Norte.

Equipada com uma cabeça de sensor personalizada, nossa plataforma robótica de quatro pernas ANYmal executou autonomamente várias tarefas de inspeção da plataforma em uma instalação piloto de uma semana, tornando-a o primeiro robô autônomo offshore do mundo.

Inspeção Robótica com ANYmal

A ANYbotics está em parceria com a TenneT para avaliar a inspeção e manutenção robótica em suas plataformas de conversão offshore. Em períodos de operação de plataforma não tripulada, um robô móvel ajuda a reduzir o risco de interrupções e garante a segurança do fornecimento de eletricidade. Com base em suas capacidades de navegação autônoma, o ANYmal realiza tarefas de inspeção de rotina para monitorar as operações da máquina, ler o equipamento sensorial e detectar pontos quentes e vazamentos de óleo ou água. Sempre que necessário, o ANYmal pode ser operado remotamente a partir de um centro de controle onshore para que a TenneT receba informações em tempo real por meio das câmeras térmicas e térmicas a bordo, dos microfones e dos sensores de detecção de gás.

Parques eólicos offshore

A produção de energia no mar é um componente chave do suprimento global de energia. Além da extração de petróleo e gás natural, a energia eólica está sendo cada vez mais produzida no exterior. Um dos principais inovadores neste campo é a operadora de sistemas de transmissão holandesa-alemã TenneT, que conecta parques eólicos offshore de larga escala à rede onshore através de uma conexão CC de alta tensão. Com o objetivo de fornecer transmissão e distribuição de energia confiável e de baixo custo, a empresa adota as tecnologias mais recentes.

Instalação de Piloto Bem Sucedida

Antes de ser implantado na missão offshore, a equipe de campo da ANYbotics passou por um rigoroso treinamento de segurança, incluindo fuga de helicópteros e sobrevivência em cenários marítimos. Depois de ser levado em uma visita guiada à plataforma para mapear em 3D o ambiente e aprender a posição e as características de todos os pontos de inspeção, o ANYmal navegou autonomamente pela plataforma e processou os protocolos de inspeção. O vídeo documenta uma missão totalmente autônoma, cobrindo um total de 16 pontos de inspeção, como medidores, alavancas, níveis de óleo e água e várias outras medições visuais e térmicas.

Fonte: O Petróleo