fbpx

PLUGIN

Conexão para Engenheiros, Arquitetos e Estudantes

Curso: Sistemas de Ar Condicionado para Edifícios Comerciais – Projeto e Dimensionamento

Sistemas de Ar Condicionado para Edifícios Comerciais – Projeto e Dimensionamento – WENG-2051
Carga horária: 16 horas
Data de Início: 10/11/2018
Data de Término: 17/11/2018
Horário de Brasília: 09:00 às 18:00
Dias: Sábados

Objetivo – O curso visa capacitar profissionais de nível técnico e superior, nas diversas áreas da Engenharia (Projetos, Construção & Montagem e Manutenção), desenvolvendo a capacidade de conceitos avançados de Projetos de um Sistema Central de Ar Condicionado para aplicações típicas de conforto (escritórios, lojas comerciais, agência bancária, etc.). Serão apresentadas todas as etapas dos procedimentos de cálculo e demais atividades necessárias, com a aplicação específica em um projeto de um escritório comercial (projeto modelo).

Descrição – Sistemas e equipamentos de HVAC: Ciclo básico de refrigeração – diagrama P-h; Gases refrigerantes; Sistemas de expansão direta e indireta; Condensação a ar e a água – Torre de resfriamento, BAC’s; Tipos de equipamentos de HVAC e suas aplicações; Equipamentos de expansão direta: Splits; Self-Contained, Roof-Top’s, etc; Equipamentos de expansão indireta: Chillers, Fan-Coils, AHU’s, BAG’s, etc; Definição do sistema a ser adotado no projeto modelo. Carga térmica: Revisão de transmissão de calor: Condução, Convecção e Radiação; Cálculo de coeficientes globais de transmissão de calor de paredes e tetos; Definições das condições internas e externas de projeto; Definição da vazão de ar externo necessária; Cálculo de insolação e sombreamento de paredes externas e vidros; Ganhos de calor sensível e latente: no ambiente, na serpentina e total; Psicrometria e aplicação da carta psicrométrica; Cálculo da carga térmica do projeto modelo. Dimensionamento de dutos e cálculo de perda de carga: Pressão do ar dentro de um duto: pressão estática e dinâmica; Equação de Darcy; Apresentação dos métodos de cálculo existentes; Dimensionamento pelo método da igual perda “equal friction”; Cálculo de perda de carga de uma rede de dutos; Dimensionamento de dutos e cálculo da perda para o projeto modelo. Seleção de equipamentos e componentes: Dados necessários para seleção de equipamentos; Uso de catálogo de fabricantes; Dispositivos de difusão de ar: aplicação e seleção; Filtragem de ar; Formatação final do projeto modelo. Pré-Requisito: curso de Ar Condicionado e Refrigeração – Projeto e Dimensionamento ou conhecimento equivalente.

Últimas vagas de 2018 – Informações e Matrículas: http://webstore.grupohct.com.br/sistemas-de-ar-condicionado-para-edificios-comerciais-projeto-e-dimensionamento/