fbpx

PLUGIN

Conexão para Engenheiros, Arquitetos e Estudantes

Torre de Pisa

A Torre de Pisa, que se localiza na praça dos Milagres em Pisa, na Itália, causa espanto aos turistas que visitam o local pela inclinação acentuada, uma das maiores atrações do mundo é realmente resultado de um erro de engenharia e por mais de 800 anos, a torre inclinada de Pisa continua a chamar a atenção em todo o mundo por ser um destino popular para turistas.

A construção começou em 1173 em uma base instável composta de lama, areia e argila e grau de compactação muito baixo. Quando os engenheiros chegaram ao terceiro andar, a torre começou a afundar no solo macio e inclinar-se em um lado, eles tentaram corrigir o problema, construindo os andares um pouco maiores do lado mais baixo,mas a medida não deu certo e só prejudicou a construção, porque aumentou a instabilidade com o excesso de peso.

A obra foi concluida em 1350, com 56 metro de altura e 8 andares, desde a sua conclusão estabeleceram diversas tentativas de explicação para que um erro tão grosseiro acabasse interferindo no desenho do edifício, uma primeira explicação diz que a inclinação seria uma homenagem feita a William de Innsbruck, um dos possíveis projetistas da torre que possuía uma corcunda nas costas, outras histórias dizem que a forma é resultado de um protesto feito pelos trabalhadores que recebiam baixos salários.

No ano de 1838, uma obra de restauração acabou atingindo um lençol freático e inundou toda a base da Torre de Pisa. Quase um século depois, o ditador, Benito Mussolini, ordenou que aplicações de cimento fossem postas junto ao alicerce, entretanto, o monumento acabou torto do mesmo jeito.
Na medida em que as técnicas de construção avançaram, ficava mais evidente que o endireitamento da Torre de Pisa era imprescindível à sobrevivência do belo monumento.

A torre foi fechada em 1990 por razões de segurança e milhões de dólares foram despejados para estabilizar a estrutura e configurá-la de volta à posição que tinha em 1838.

Para os geólogos, se não forem tomadas medidas de compensação na base, a torre corre um sério risco de desabar dentro de alguns anos,seria necessário fazer um estudo geotécnico mais apurado do terreno.

Desde o final de 2001, as visitas foram novamente liberadas para aqueles que sonham adentrar essa maravilha arquitetônica do Velho Mundo.