fbpx

PLUGIN

Conexão para Engenheiros, Arquitetos e Estudantes

Banqiao Reservoir Dam

A Barragem de Banqiao é uma barragem no meio de outras 62 barragens na prefeitura de Zhumadian, na província de Henan, na China.
Construído no início dos anos 1950 como parte de um projeto enorme para controlar inundações e produzir energia no centro da China, o Banqiao Reservoir Dam conseguiu conter quase 500 milhões de metros cúbicos de água. Um hidrólogo chamado Chen Xing advertiu que a construção de muitas barragens e reservatórios poderia levantar o lençol freático em Henan para além dos níveis de segurança e levar ao desastre. Além disso, a barragem foi construída somente com 5 comportas quando Xing avisou que precisava de pelo menos 12.

Em agosto de 1975, o Tufão Nina caiu mais do que o valor de um ano de chuva em apenas 24 horas, a Barragem não suportou tanta água e cedeu, uma onda com 7 metros de altura e 10 km de largura se movia a uma velocidade de 50 km/h.

Foi lançado o equivalente a 280.000 piscinas olímpicas, levando consigo cidades inteiras e matando tantos quanto 171.000.
O Tufão Nina foi considerado um dos ciclones tropicais mais mortíferos de toda a história registrada. O colapso da barragem também causou o colapso sequencial de outras barragens menores, adicionando mais danos.