fbpx

PLUGIN

Conexão para Engenheiros, Arquitetos e Estudantes

Parceria entre Ocyan e UFRJ desenvolve protótipos em 3D para setor de óleo e gás

A Ocyan lançou o Projeto Mentoria Jovem em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro com o objetivo de promover o desenvolvimento científico e tecnológico e fortalecer o relacionamento com a comunidade. O Projeto faz parte de um programa interno da companhia de Responsabilidade Social. O projeto é desenvolvido em parceria com os alunos de engenharia da UFRJ do Programa Inovar e Aprender em Macaé, no norte fluminense, conta com a participação da equipe de Engenharia e Subsea da Unidade de Negócio Perfuração da Ocyan, como mentores dos alunos. Entre os trabalhos pesquisados e realizados estão dois protótipos que trazem soluções para aplicação nas sondas de perfuração da empresa, atendendo demandas das áreas de mecânica e construção submarina.

As soluções foram desenvolvidas em impressora 3D e na cortadora a laser doadas pela empresa ao Núcleo de Gestão e Pesquisa da UFRJ (Unidade Macaé) em março desse ano. De abril a outubro, os mentores orientaram os alunos em cada etapa, desde o desenvolvimento até a construção dos protótipos. O desafio para a área de mecânica foi a criação de um suporte para régua de precisão a fim de agilizar o trabalho regular de inspeção dos eixos dos motores diesel das embarcações.

Isaac Florêncio Oliveira, integrante da área de Engenharia da Ocyan e um dos mentores participantes do programa, disse que “Com a adaptação da ferramenta e inclusão de tecnologia, conseguimos fazer a inspeção agora também de forma segura por uma única pessoa. A inspeção era de difícil execução e registro. Era necessário o uso de duas mãos, deixando a mesma pouco ergonômica para análise e registro dos resultados. Criamos um design próprio e já fizemos testes bem-sucedidos no próprio motor”.

Ainda de acordo com Isaac, o trabalho desenvolvido com os alunos foi essencial. “Eles demonstraram de forma muito precisa o conhecimento em zzautomação industrial e a capacidade de resolução de problemas alinhado ao compromisso de fazer tudo isso de forma sustentável e a baixo custo”, comenta. O aluno Gabriel Lobo, 23 anos, que está no 10º período de Engenharia Civil e foi um dos alunos participantes do Projeto e idealizador do protótipo, relata a importância da experiência: “Essa foi uma oportunidade importante para ampliar meus conhecimentos na área de óleo e gás, já que nenhum curso aqui ainda é especializado nesse setor. Ajudei não apenas a executar, como também a otimizar a ideia, buscando pontos de melhoria e inovação. A impressão 3D e o corte a laser têm mudado a indústria como um todo,e ter um primeiro contato já na universidade para fazer um produto funcional foi sem dúvidas um diferencial na minha formação”.

Já para área de Subsea, o desafio proposto foi o desenvolvimento de um conjunto de protótipos capazes de confirmar a compatibilidade dos conectores da frota da empresa com as cabeças de poços fornecidas pelo cliente, atuando em uma profundidade de até 3 mil metros. A solução vai facilitar a tomada de decisão e a análise prévia da operação, o que deve evitar atrasos no cronograma do poço e principalmente perdas para a Ocyan.

Fonte: PetroNotícias