fbpx

PLUGIN

Conexão para Engenheiros, Arquitetos e Estudantes

Maior ponte peatonal feita de concreto e impressão 3D é concluída na China

A ponte para pedestres de concreto impressa em 3D mais longa do mundo foi concluída em Xangai. Projetada pelo professor Xu Weiguo da Tsinghua University (Escola de Arquitetura) – Centro de Pesquisa Conjunta Zoina Land para Arquitetura Digital, a ponte de 26,3 metros de comprimento foi inspirada na antiga Ponte Anji em Zhaoxian, China.

A estrutura de arco único foi criada usando um sistema de concreto de impressão 3D desenvolvido pela equipe do professor Xu Weiguo, integrando design digital, eficiência de custo, tecnologia inteligente e dinamismo arquitetônico. Com largura de 3,6 metros, os guarda-corpos da ponte têm a forma de fitas fluidas, criando um movimento leve e elegante em toda a Baía da Sabedoria de Xangai.

A ponte foi construída com 44 unidades de concreto ocas impressas em 3D, enquanto os guarda-corpos foram divididos em 68 unidades. Os componentes da ponte foram impressos a partir de materiais compósitos, contendo concreto com fibra de polietileno para auxiliar no desempenho estrutural de materiais convencionais.

O processo de projeto envolveu a construção de um modelo físico da ponte em escala 1:4, para demonstrar a viabilidade do esquema, e provando que a ponte poderia receber pedestres em toda sua superfície. Para a construção de fato, componentes de concreto para a ponte foram impressos por dois braços robóticos, ao longo de 450 horas. Estima-se que o processo simplificado tenha produzido uma economia de 33% quando comparado a um processo de construção convencional – atribuído principalmente à eliminação de formas e barras de reforço.

Embutido na ponte, um sistema de monitoramento em tempo real fornece dados sobre tensões e deformações na estrutura.Os resultados permitirão uma maior compreensão do desempenho prático dos novos materiais e das propriedades estruturais dos componentes impressos em 3D.

O concreto não é o único material sofrendo grandes mudanças como resultado da tecnologia de impressão 3D. No início deste ano, a Universidade de Columbia revelou uma nova técnica para impressão 3D e digitalização, produzindo uma madeira com uma estrutura interna muito similar a uma verdadeira. Enquanto isso, a primeira ponte de aço impressa em 3D do mundo foi recentemente lançada na Semana do Design da Holanda.

Fonte: Archdaily