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Oito pontes e viadutos de SP precisam de inspeção emergencial sobre risco de colapso

A Prefeitura de São Paulo divulgou nesta terça-feira (5) uma lista com oito pontes e viadutos que precisam de perícia completa emergencial para identificar o risco de colapso. Metade está localizada na Zona Oeste da cidade. A lista foi concluída após vistoria de 22 estruturas na cidade.

Uma análise preliminar das estruturas começou a ser feita após o viaduto da Marginal Pinheiros próximo ao Parque Villa-Lobos ceder, em novembro do ano passado. Um grupo de trabalho da Prefeitura definiu que, para as estruturas com nota de avaliação inferior ou igual a 2, seriam feitas “contratações emergenciais de inspeções especiais”.

Essas inspeções servirão para avaliar o “grau de risco existente” em cada estrutura e que intervenções são necessárias.

Veja abaixo a lista de pontes e viadutos que deverão passar por inspeção especial:

ZONA OESTE

Ponte Cidade Universitária
Ponte Eusébio Matoso
Ponte Cidade Jardim
Viaduto Miguel Mofarrej
ZONA SUL

Viaduto Gazeta do Ipiranga
Viaduto Grande São Paulo
CENTRO

Viaduto General Olímpio da Silveira
ZONA LESTE

Viaduto Carlos Ferraci
A gestão municipal afirma que chegou a tal número desde que começou a vistoriar as estruturas da cidade após o viaduto Marginal Pinheiros, em frente ao Parque Villa-Lobos, ceder em novembro do ano passado.

No final do mês passado, o Tribunal de Contas do Município (TCM) atendeu um pedido da Prefeitura e flexibilizou as regras para a contratação emergencial de empresas para a vistoria de todas as 185 pontes e viadutos da cidade.

Segundo o relatório, a pior situação é do Viaduto Fazenda do Ipiranga, que liga a Rua das Juntas Provisórias com a Avenida do Estado. O SP1 constatou uma abertura que cabe o pé de um adulto entre duas placas do viaduto.

O SP1 também visitou o Viaduto Grande São Paulo nesta terça e constatou que há uma grande rachadura na lateral, que dá para ver as ferragens e uma grande infiltração de água. Na calçada, uma cratera bem profunda, com muito lixo acumulado. O viaduto foi atingido por um incêndio nos anos 2000 e do lado debaixo, onde o fogo se concentrou, o concreto ainda está se desmanchando.

Na Ponte Cidade Universitária, os engenheiros da Prefeitura encontraram problemas na armadura de ferro e no revestimento de concreto, causado pelos caminhões com excesso de altura que acabam batendo na parte mais baixa da estrutura.

Interdições

No dia 23 de janeiro, a gestão municipal interditou a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê.

A alça de acesso fica na pista sentido Rodovia Ayrton Senna. A interdição foi feita pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) a pedido da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Siurb) após vistoria apontar rompimento de uma viga de apoio da estrutura num pilar.

Na ocasião, a Prefeitura afirmou que o problema é semelhante ao ocorrido no viaduto da Marginal Pinheiros que cedeu em novembro do ano passado. “No entanto a estrutura não cedeu e o pilar está preservado”, dizia comunicado.

Além de levar ao Rio de Janeiro, a Dutra é utilizada por motoristas que vão ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Fonte: G1