fbpx

PLUGIN

Conexão para Engenheiros, Arquitetos e Estudantes

RAI Nhow Hotel projetado pelo OMA em Amsterdã entra em fase final de construção

O Nhow Amsterdam RAI Hotel, projetado pelo OMA / Reinier de Graaf, já está tomando forma. O edifício triangular escalonado acaba de atingir seu ponto mais alto, superando a marca dos 91 metros de altura. O Nhow Hotel será a principal estrutura do novo centro de convenções e exposições RAI Amsterdam, oferencendo 650 quartos distribuídos ao longo de seus vinte e cinco pavimentos. Configurado por três grandes volumes triangulares sobrepostos, o projeto foi inspirado em uma estrutura triangular anteriormente utilizada para publicidade na estação Europaplein do metrô, que dá acesso ao centro de convenções.

O OMA foi escolhido entre mais de dez outros escritórios de arquitetura para projetar este novo centro internacional de convenções e exposições da cidade de Amsterdã. O projeto vem sendo desenvolvido a mais de quinze anos, o qual teve de ser completamente reformulado depois que a proposta de um hotel com 800 unidades foi rejeitada pelas autoridades locais há alguns anos.

Amsterdam, 8.2.2019 NHOW RAI by OMA. Photo: Walter Herfst

Completamente revestidos em painéis de alumínio e vidro, os dezenove pavimentos que abrigam o hotel serão acessados a partir de um lobby de pé direito duplo, um espaço que fará a mediação entre um pequeno centro comercial no térreo e o lounge do hotel no primeiro pavimento. À medida que a torre do hotel se desenvolve em altura, os outros dois volumes triangulares são rotacionados em 60 graus, criando um dinâmico jogo de formas neste volume prismático.

Junto ao lado leste do edifício, o projeto conta com um amplo espaço para embarque e desembarque, pontos de táxi, áreas para ônibus além de um acesso direto às 200 vagas de estacionamento no subsolo. O Nhow Hotel também contará com um percurso de conexão direta com o centro de convenções pelo subsolo.

A cobertura do hotel oferecerá um amplo espaço com uma série de instalações públicas e semi-públicas, tudo com vistas panorâmicas para a cidade de Amsterdã. Chamado de “On Air”, o último pavimento do hotel contará com diversas salas de reunião e conferência, lounges e um estúdio de televisão.

Os taxistas de Amsterdã são conhecidos por sua total sinceridade. Sempre que passamos pela região do RAI Nhow Hotel, seus comentários espontâneos tem sido sempre positivos, sem exceção. Como arquiteto, considero isso um grande elogio.
-Reinier de Graaf

O projeto foi desenvolvido em colaboração com o COD e o Being Development, e espera-se que seja inaugurado já no início de 2020.

Fonte: Archdaily