fbpx

PLUGIN

Conexão para Engenheiros, Arquitetos e Estudantes

Curso: Pontes e Passarelas de Aço – Projeto e Dimensionamento

Curso: Pontes e Passarelas de Aço – Projeto e Dimensionamento
Início Imediato
Carga Horária: 40 horas
A partir de: R$ 317 
Acesse: https://webstore.grupohct.com.br/pontes-e-passarelas-de-aco-projeto-e-dimensionamento/

Objetivo: Este curso de atualização e extensão em Pontes e Passarelas de Aço abrange, entre outros, os conceitos básicos de linha de influência, carregamentos de cargas acidentais, trem-tipo, envoltórias de esforços, fadiga, cálculos das lajes.

Público: Destinado a engenheiros, e alunos de cursos de graduação e pós-graduação em engenharia mecânica, civil e arquitetura, bem como profissionais atuantes com Estruturas de Aço e Concreto.

Descrição: Introdução e objetivos do curso; Referência bibliográficas, normas de projeto nacionais ABNT e internacionais (AASHTO-LRFD e Eurocodes); Histórico das pontes e passarelas; Tipos de Sistemas estruturais de pontes e passarelas. Pontes em viga reta mista de aço e concreto. Pontes em arco metálico. Pontes em sistema treliçado. Pontes tipo Pênsil e Estaiada. Pontes em caixão metálico; Materiais utilizados em perfis estruturais, parafusos, eletrodos, conectores de cisalhamento. Requisitos de impacto Charpy V para fratura dos materiais; Ações e combinações: ações permanentes, ações variáveis – cargas móveis e trens-tipo rodoviários e ferroviários em pontes, segundo as normas Americanas (AASHTO:2002 e 2005-LRFD), Europeia (EC-1:1991) e Brasileira (NBR 7188:2013). Coeficientes de impacto vertical dinâmico das cargas móveis. Ações de frenagem, aceleração e força centrífuga. Ação do vento. Coeficientes de ponderação das ações e combinações; Considerações especiais para efeito de fadiga associada às cargas móveis; Análise estrutural. Linhas de influência. Distribuição transversal das cargas móveis no tabuleiro; Dimensionamento a flexão e esforço cortante dos perfis estruturais laminados e de vigas mistas compostas, dos enrijecedores transversais intermediários e de apoio, etc.; Dimensionamento das conexões parafusadas, soldadas e conectores de cisalhamento; Tipos de aparelhos de apoio das longarinas: pinos, roletes, neoprenes fretados e aparelhos especiais do tipo esférico, conforme norma Eurocode EN 1337; Sustentabilidade, durabilidade e tempo de vida útil de projeto; Recomendações construtivas. Montagem por lançamento; Análise dos efeitos de corrosão e os cuidados de manutenção; Projeto final de uma ponte rodoviária Classe 45, conforme norma NBR 7188:2013, em estrutura de viga metálica mista. Pré-Requisito: Curso de Estruturas de Aço – Projeto e Dimensionamento e de Estruturas Mistas Aço/Concreto – Projeto e Dimensionamento ou conhecimento equivalente.