fbpx

Conexão para Engenheiros, Arquitetos e Estudantes

Pavimentação – Projeto e Dimensionamento

Pavimentação – Projeto e Dimensionamento
Início Imediato

Carga Horária: 40 horas

Acesse: https://webstore.grupohct.com.br/pavimentacao/

Objetivo: Este curso de atualização e extensão em Pavimentação visa colocar engenheiros, gestores de órgãos públicos, técnicos de transportes, em dia com as atuais normas, metodologias e técnicas de cálculo de dimensionamento de construção e infraestrutura de transportes.

Público: Destinado a engenheiros, gestores de órgãos públicos, técnicos em transportes e alunos de cursos de graduação e pós-graduação em engenharia civil, mecânica, elétrica/eletrônica e arquitetura, bem como profissionais atuantes nas áreas de projetos e construção.

Descrição: Terminologia dos pavimentos: Classificação dos pavimentos (tipo, uso e considerações). Camadas constituintes dos pavimentos: subleito, sub-bases, bases e revestimentos (tipos e materiais constituintes). Ligantes asfálticos: CAP, CAP-polímero, CAP-borracha, Emulsões Asfálticas, Emulsões Asfálticas com polímero, Asfalto Diluído (principais ensaios de caracterização física, química e reológica, aplicação, vantagens e desvantagens). Revestimentos Asfálticos: Concretos Asfálticos modificados ou não, Tratamentos Superficiais modificados ou não, CPA, SMA, GAP-GRADED, microrrevestimentos (Conceituação, materiais e métodos construtivos). Dosagem de misturas asfálticas: Marshall e SUPERPAVE. Agregados: Classificação, principais ensaios de caracterização (Los Angeles, Equivalente de Areia, Densidades, granulometria e densidades). Formação e peculiaridades dos solos tropicais. Gênese, ocorrência, mineralogia e comportamento mecânico quanto à deformação permanente e módulo de resiliência de lateritas ferruginosas utilizadas em base e sub-base de pavimentos. Ensaio triaxial de cargas repetidas para módulo resiliente e deformação permanente em solos; Características e especificações de bases e sub-bases de britas, britas graduadas simples e corrida, macadame seco – estudos de casos relativos a Britas graduadas de basalto da Formação Serra Geral, agregados graníticos do Rio de Janeiro, Bases de britas graduadas de calcários, Saibros, Lateritas. Princípios fundamentais da mecânica dos pavimentos, introdução ao método mecanístico, ensaios fundamentais da mecânica dos pavimentos: módulo resiliente e fadiga por compressão diametral, módulo resiliente e deformação permanente de solos e britas através de ensaios triaxiais de cargas repetidas – fundamentos e padrões de comportamento. Modelos de previsão de desempenho: modelos de fadiga, ensaio de Flow Number para deformação permanente de misturas asfálticas, modelo de previsão da deformação permanente em solos e britas. Fator campo laboratório. Dimensionamento mecanístico empírico utilizando o MeDiNa. Estudos de Caso. Estudos de tráfego, ensaio de CBR e Método tradicional de dimensionamento mecanístico (método do CBR). Pavimentação de baixo custo com solos finos lateríticos. Dimensionamento de pavimentos flexíveis novos e restauração.