fbpx

Conexão para Engenheiros, Arquitetos e Estudantes

Curso: Estações de Tratamento de Esgotos Sanitários

Carga Horária: 10 Horas

Objetivo: Oferecer ao aluno conhecimentos básicos sobre as técnicas utilizados no tratamento de esgotos domésticos. Mostrar a importância do correto tratamento dos efluentes sanitários. Expor os principais impactos ambientais gerados nas regiões com ausência de saneamento.

Público: Destinado a engenheiros, químicos, geólogos e profissionais de meio ambiente e alunos de cursos de graduação e pós-graduação, bem como profissionais com interesse na área de saneamento.

Descrição: História do saneamento; Rede coletora; Parâmetros de qualidade: Exigências legais, Cor e turbidez, Temperatura e pH, Cloretos; sulfatos, Nitrogênio e fósforo, OD, DBO e DQO, Óleos e graxas, sólidos, microorganismos, Substancias tóxicas; Impactos ambientais relacionados ao saneamento. Autodepuração dos cursos d’água: Zonas características do estado do curso de água, Consumo do oxigênio, Fontes de oxigênio; A estação de tratamento de esgoto (ETE): Classificação do processo, Remoção dos sólidos grosseiros, Remoção da areia, Remoção de gordura e sólidos flutuantes, Remoção de sólidos sedimentáveis; Processos biológicos: Descrição do processo, Vantagens e desvantagens; Lagoas de estabilização: Histórico, Teoria do processo, Fatores intervenientes, Eficiência. Tratamento terciário; Tratamento do lodo: Produção e tipos de lodo, Estabilização, Condicionamento, Remoção da umidade, Disposição final; Dimensionamento de unidades de ETE.

Inicio Imediato: https://webstore.grupohct.com.br/wamb-0204