fbpx

Conexão para Engenheiros, Arquitetos e Estudantes

Curso: Sistemas de Esgoto Sanitário – Projeto e Dimensionamento

Carga Horária: 25 horas

Início Imediato

Objetivo: Este curso de atualização e extensão em Rede Coletora de Esgoto visa colocar engenheiros, gestores de órgãos públicos, em dia com os atuais critérios de Rede Coletora de Esgoto e suas variáveis, assim como elementos hidráulicos de estruturas de controle e aspectos de ocupação urbana.

Público: Destinado a engenheiros, gestores de órgãos públicos e alunos de cursos de graduação e pós-graduação em engenharia civil, mecânica, e arquitetura, bem como profissionais atuantes nas áreas de projetos e construção.

Descrição: Introdução aos Sistemas de Esgoto Sanitário (SES): Histórico dos SES; Definição de SES; Objetivo dos SES; Classificação quanto à origem; Interdependência dos sistemas de abastecimento e de esgoto; Situação do sistema sanitário no Brasil; Principais normas técnicas brasileiras (NBR/ABNT). Tipos de Sistemas de Esgoto Sanitário (SES): Sistema individual; Sistema coletivo: unitário, separador parcial e separador absoluto; Sistema separador absoluto: convencional e alternativo (condominial); SES em topografia desfavorável. Componentes de um sistema separador absoluto: Instalação típica de um ramal predial de esgoto domiciliar; Terminologia básica dos componentes; Órgão acessórios das redes coletoras; Singularidades da rede; Materiais empregados no sistema. Concepção de SES: Sistemas de ligação dos ramais prediais; Estudo preliminar; Traçados típicos; Etapas para o traçado; Localização das redes e dos coletores. Dimensionamento de uma Rede Coletora: Levantamentos iniciais; Representação de sistema coletor de esgoto; Cálculo da vazão de projeto; Dimensionamento hidráulico de coletoras; Exemplos de aplicação. Estações Elevatórias de Esgoto (EEE): Introdução; Localização de uma estação; Constituição de uma estação; Tipos de bombas para esgoto; Classificação das estações; Dimensionamento de Bomba e de Poço de Coleta (Sucção); Exemplo de dimensionamento. Interceptor/Emissário e Órgãos Complementares: Interceptor e Emissário – Critérios de dimensionamento; Órgãos Complementares: dissipadores; válvula de retenção; válvula flap; sifão Invertido (dimensionamento).

Início Imediato: https://webstore.grupohct.com.br/weng-2023/

Deixe uma resposta