fbpx

Conexão para Engenheiros, Arquitetos e Estudantes

Curso: Fôrmas e Escoramentos Metálicos – Projeto e Dimensionamento

Carga Horária: 10 Horas

Público: O Curso de Fôrmas e Escoramentos Metálicos é destinado a engenheiros e alunos de cursos de pós-graduação em engenharia mecânica e civil, bem como profissionais que executam projetos e obras civis e industriais.

Objetivo: Capacitar profissionais de nível superior, na área de Fôrmas e Escoramentos Metálicos, desenvolvendo a capacidade de análise, leitura e interpretação de desenhos, conceito de projetos e dimensionamento. Promover uma abordagem interdisciplinar e abrangente do mercado de Fôrmas e Escoramentos Metálicos, apresentando seus aspectos técnicos de projeto e montagem.

Descrição: Introdução: Definição, Importância e cuidado das fôrmas e escoramentos para a estrutura de concreto. Aplicações: Exemplos de uso prático. Sistemas de fôrmas existentes: Fôrmas modulares de aço e alumínio: [leves, intermediárias, pesadas (40-60-90 kN/m²); Movimentação: manual, mecânica, gruas e guindastes x peso da fôrma; Produtividade – kg/homem/hora. Componentes do Sistema: Painel; Grampos; Ancoragem; Aprumadores; Alinhamentos; Acessos; Cuidados adicionais – Alinhamento das bases e complementos de madeira. Sistemas de Escoramentos: Escoramentos de aço x alumínio – Leve e Pesado; Movimentação mecânica x manual; Produtividade – kg/homem/hora. Componentes do sistema: Escoras: Tipos e Capacidades; Quadros e Postes – Capacidades; Cruzetas; Diagonais; Bases e forcados fixas e reguláveis – Capacidades; Perfis C, W e H20 – Vigamento principal e secundário; Tubos de contraventamento; Braçadeiras fixas e móveis. Dimensionamento de Fôrmas: Normas e pontos principais da norma-Fôrma; Conceito de empuxo; Cálculo da pressão atuante na fôrma pela NBR 15.695-Classes de concreto; Escolha do melhor sistema baseado no empuxo de projeto – Relação custo x benefício e acabamento; Cálculo da carga na ancoragem. Projeto (Estudo de Caso): Distribuição dos painéis na estrutura de concreto; Distribuição dos acessórios – grampos, ancoragem, aprumadores, alinhamento; Indicação de acessos; Representação gráfica final e interpretação do projeto (planta, corte e detalhamento). Dimensionamento de Escoramento: Tipos: Predial e Infraestrutura; Normas e pontos principais da norma-Escoramento; Cálculo de cargas atuantes – peso de lajes e vigas; Cálculo do espaçamento máximo dos perfis secundários; Cálculo do comprimento máximo dos perfis secundários; Cálculo do espaçamento máximo do perfil principal; Cálculo do comprimento máximo dos perfis principais; Cálculo da carga no poste; Cálculo do contraventamento; Carga na base x tensão no solo; Cálculo de treliças para pontes; Representação gráfica final e interpretação do projeto (planta, corte e detalhamento).

Inicio Imediato: https://webstore.grupohct.com.br/weng-3026/