fbpx

PLUGIN

Conexão para Engenheiros, Arquitetos e Estudantes

Saiba a importância de uma instalação elétrica bem feita

Um dos projetos mais importantes em uma construção ou reforma, é o de instalação elétrica. Uma vez que a tecnologia de equipamentos, a automação e a iluminação precisam de alimentação elétrica, e todos os circuitos devem atender às normas técnicas para evitar sobrecargas ou aquecimento do sistema.

Todos sabem a dor de cabeça que dão os problemas elétricos, eles podem ir de lâmpadas queimadas a complicações maiores, como choques elétricos, curtos-circuitos e até incêndios.

Contudo, a elaboração de um projeto elétrico pode prevenir todas esses problemas e é de extrema importância para garantir a sua segurança, evitando acidentes. Dessa forma, proporcionando a economia do seu sistema e o funcionamento adequado dos seus aparelhos.

O projeto elétrico é a representação gráfica e escrita das futuras instalações elétricas da sua obra. Portanto, é onde serão definidos e indicados os pontos de iluminação, as tomadas, os interruptores, os circuitos elétricos, a posição do quadro de distribuição e dos dispositivos de proteção. Desse modo, levando em conta as futuras demandas do sistema, como por exemplo, aparelhos eletrônicos, portões elétricos, ar condicionado, elevadores, entre outros.

A execução do projeto é realizada por profissionais da área elétrica e norteada por algumas normas. Desse modo, é garantido que os projetos não venham oferecer riscos a edificações, aos seres humanos, animais, bens materiais. Sendo, uma das mais conhecidas, a norma NBR 5410, que dispõe sobre instalações elétricas de baixa tensão.

O que é um projeto elétrico?
O que é levado em consideração em um projeto elétrico?
O projeto elétrico leva em consideração o ambiente e as suas necessidades, ou seja, quantos equipamentos serão ligados naquele cômodo e quais são os seus tipos. Além disso, também considera o número de pessoas que usarão os espaço e as atividades a serem desempenhadas por elas.

Qualquer um pode realizar o projeto?
Quando o assunto é instalação elétrica, um especialista é indispensável. Uma vez que erros relacionados à eletricidade podem ser fatais ou muito graves, como curto-circuito, incêndio, queima de aparelhos etc.

O sistema elétrico é muito complexo e perigoso caso projetado de forma inadequada. Por isso, a contratação de um profissional capacitado é importante para garantir segurança, conforto e, até mesmo, economia.

Um sistema elétrico residencial visa suprir as necessidades dos moradores, seguindo os padrões de segurança, objetivando economia e bom funcionamento. Assim, projeto também deve ser acessível, flexível e ter capacidade de reserva.

Que tipo de obra necessita de um projeto de instalação elétrica?
No primeiro momento você pode achar que o projeto elétrico só serve para obras grandes como prédios e indústrias. No entanto, o ideal é que todo tipo de construção, como residências, estabelecimentos comerciais, possua um projeto elétrico bem planejado.

Além de trazer segurança e melhorar a eficiência do seu sistema, é um investimento que traz muitos benefícios a longo prazo. Ademais, sua obra estará de acordo com as normas vigentes, evitando futuras complicações.

Por isso, todas as instalações elétricas deveriam ser executadas a partir de um projeto elétrico.

Por que ter por um projeto elétrico?
Imagine, você decide instalar um sistema de alarme na sua empresa e descobre que a fiação elétrica específica para alarme, não está devidamente identificada na planta da casa? Ou então, na hora de instalar uma luminária em sua residência? O que deveria ser uma instalação rápida e simples, pode acabar se tornando um grande problema.

Muitas vezes, os imóveis novos contam com a garantia de alguns anos e, mesmo assim, é incômodo ter que lidar com problemas de construção e de estrutura, quando a sua única preocupação deveria ser aproveitar a casa e realizar a manutenção necessária para sua preservação.

Segurança em primeiro lugar
Você já deve ter ouvido o ditado, “prevenir é melhor que remediar”, não é diferente na instalação elétrica. Ao abrir mão desse investimento, você colocará em risco sua família e os eletrodomésticos de sua casa, já que o dimensionamento de carga incorreto pode queimar e causar grandes transtornos. Dessa forma, com o projeto elétrico, isso será analisado para que não ocorra.

Economia ao investir
Além disso, o projeto elétrico possui informações básicas que são muito importantes durante a sua obra ou reforma, como por exemplo, a metragem dos fios que serão necessários para a instalação. Sem isso, você não terá como fazer um planejamento com antecedência e pode acabar tendo que comprar esses materiais às pressas. Assim, fazendo com que ocorra problemas, como falta de material ou desperdício.

No final, você acaba economizando mais ainda por fazer um planejamento melhor e mais completo.

Pense na praticidade
Esquecer de colocar tomadas em algum cômodo, não dispor tomadas suficientes para que o ambiente seja funcional, instalar tomadas na altura errada, ter uma má distribuição da fiação para a caixa de energia, entre outros.

Esses pequenos problemas acabam tornando os ambientes pouco práticos ou seguros aos moradores. Além disso, o projeto elétrico diminui drasticamente a possibilidade de ocorrer curtos-circuitos, choques elétricos, mal desempenho dos aparelhos em operação e, até mesmo, incêndios. Assim, ter um bom projeto elétrico é indispensável!

Minha residência não possui um projeto de instalação elétrica, e agora?
Seja para a sua casa, empresa ou indústria, o serviço de instalação elétrica deve contemplar todas as particularidades de uma instalação adequada. Além disso, eletricidade é um assunto que exige muito cuidado, já que qualquer erro pode ser grave ou fatal, como curto-circuito, incêndios, queima de aparelhos e outros.

Ter um profissional qualificado para realizar o seu projeto elétrico é essencial, já que garante sua segurança, conforto e economia, evitando preocupações futuras. Assim, ter um projeto completo garante que sua residência ou empresa, tenha todas as funcionalidades necessárias.

Seguindo todos esses critérios, você terá um sistema de energia seguro, prático e eficiente. Dessa forma, o seu imóvel ficará dentro de todas as normas exigidas.

Fonte: Portal Pro Jr

? #AtualizeSE no #GrupoHCT ?
Oferecemos há 22 anos cursos EAD para Engenheiros, Arquitetos, Biólogos, Gestores e Estudantes.

▶️ Instalações Elétricas Residenciais Projeto e Dimensionamento:
http://webstore.grupohct.com.br