fbpx

PLUGIN

Conexão para Engenheiros, Arquitetos e Estudantes

Seu terreno precisará de terraplenagem? Saiba tudo sobre essa técnica construtiva

A grande maioria dos terrenos necessitam de terraplenagem antes de iniciar uma obra de construção. Este serviço é geralmente efetuado com máquinas retroescavadeiras, pá carregadeiras ou tratores de esteira que fazem o nivelamento do solo retirando terra de locais mais elevados para colocar em parte do terreno mais baixo, bem como fazer a limpeza de eventuais detritos como a retirada de vegetação, restos de árvores e de eventuais pedras de maior porte que prejudiquem a execução dos projetos.

Este procedimento geralmente é acompanhado pelo profissional Engenheiro ou Arquiteto responsável pela execução da obra e segue as cotas de níveis definidas e baseadas no levantamento planialtimétrico do terreno e que são mostrados no desenho da planta baixa do projeto arquitetônico da casa ou sobrado.

Dependendo do perfil do terreno, das cotas abaixo ou acima dos níveis da rua e do grau de dificuldade para executar a terraplenagem o custo deste serviço pode representar até 1/5 do valor total de uma construção.

Mas será que o seu terreno precisará de terraplenagem para abrigar a construção de sua casa?
Em primeiro lugar, você deverá saber quais as cotas e níveis do terreno onde será projetada a sua moradia. Se o terreno tiver cotas muito acima (em aclive) ou muito abaixo (em declive) das cotas da rua é importante contratar um levantamento planialtimétrico elaborado por um profissional topógrafo.

Caso avalie que as cotas estejam com desníveis próximos a 1 metro, então o seu mestre de obras poderá medir os níveis com o auxílio de uma mangueira de água, réguas ou guias para marcar as alturas e desenhar no papel um perfil com as medidas de cotas do terreno que definirão a locação da casa. O ideal é que o nível plano do lote esteja o mais próximo possível das cotas e níveis da rua que dá acesso ao seu terreno.

Nesta etapa é interessante que o responsável técnico pela execução da obra (Engenheiro ou Arquiteto) também avalie o tipo de solo e sua resistência para suportar as cargas nas fundações. Principalmente onde ocorreu colocação de terra e que chamamos de aterros. Pois sobre aterros recentes é impróprio assentar as sapatas por exemplo.

Como pode ser feita a terraplenagem?
Após este estudo, a equipe poderá escolher qual o processo a ser adotado para viabilizar a construção. São eles: escavação (em que a terra é retirada do local), aterramento (em que a terra é colocada – sendo a terra vermelha a mais utilizada), drenagem (retirada de água), destocamento (retirada de restos de árvores e/ou plantas), demolição/remoção (destruição de uma edificação já existente para dar lugar a outra) e compactação do solo (através de rolos compressores, gerando estabilidade).

Problemas causados por terraplenagem malfeita
A terraplanagem quando não é executada da forma adequada conforme as normas técnicas podem acarretar problemas como a erosão e o possível dezlizamento de terra. Principalmente em terrenos de encostas de morros fortemente inclinados.

Nestes locais deve ser considerado o estudo e execução de uma boa drenagem das águas da chuva bem com a construção de muros de contenção de terras. Em tais situações é importante planejar a inclinação segura do terreno (taludes) para evitar a descida de barreiras.

Vale a pena também verificar junto a prefeitura da sua cidade se há alguma legislação no código de obras municipal com exigências e impedimentos construtivos para áreas com maior inclinação.

Evite o embargo da obra por corte indevido de árvores
Principalmente onde existem árvores que estão vivendo no local há muitos anos.

Portanto evite aborrecimentos e consulte na prefeitura ou órgão público responsável (Ibama) afim de obter a devida licença de corte bem antes que o seu prestador de serviços entre com as máquinas no seu terreno para iniciar a limpeza. Caso tenha que descartar algum material em outro lugar solicite autorização para a sua destinação.

Prestadores de serviço para terraplenagem com experiência
É importante buscar prestadores de serviços em terraplenagem com certo reconhecimento no mercado. Nesse sentido antes de contratar esses serviços busque saber informações e referências de clientes que já tenham utilizado dos serviços.

Confira se a empresa está devidamente inscrita no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA e se tem um responsável técnico pela empresa e pelos serviços. A experiência e habilidade dos operadores de máquina, pode definir maior ou menor valor nos custos e horas trabalhadas.

Como são avaliados os preços do serviço?
A cobrança dos serviços tem tudo a ver com as condições do terreno e a composição do solo. Quanto maior a movimentação de terra nos cortes, aterros e quantidade na limpeza de detritos da superfície do solo, mais horas serão somadas para concluir os serviços. No cálculo de valores é considerado a quantidade e tipo de máquinas e caminhões de transporte utilizados, volume de material bem com as horas consumidas.

Geralmente tratores, pá carregadeiras são avaliadas as respectivas horas trabalhadas. Já no transporte com caminhões caçamba, o preço é definido por carga transportada. È possível receber proposta por preço fechado para todo o serviço com entrega em prazo acordado. Vale lembrar da importância de buscar mais de uma proposta de preços de fornecedores diferentes.

Conheça as características do terreno antes de comprá-lo!
Para evitar que o barato saia caro, e o lote com precinho camarada faça seu orçamento descer pelo ralo, o ideal é levar um profissional da área, de sua confiança, para que ele analise as condições do terreno antes da compra. Como isso muitas vezes não é possível, o interessante é já saber de antemão as principais características que você deve buscar, ou seja, qual seriam as condições do terreno que permitiriam a viabilização da obra sem riscos. Outra importante medida a ser tomada é perguntar para os moradores do entorno e pesquisar na internet o histórico daquela região.

Fonte: Guia do Construtor

? #AtualizeSE no #GrupoHCT ?
Oferecemos há 22 anos cursos EAD para Engenheiros, Arquitetos, Biólogos, Gestores e Estudantes.

▶️Terraplenagem – Projeto e Execução:
http://webstore.grupohct.com.br

▶️Loteamentos – Parcelamento do Solo e Urbanização:
http://webstore.grupohct.com.br

▶️ Legalização de Projetos e Obras: https://webstore.grupohct.com.br

▶️ Gerenciamento de Projetos – Metodologia e Aplicação:
http://webstore.grupohct.com.br