fbpx

PLUGIN

Conexão para Engenheiros, Arquitetos e Estudantes

Vale implanta medidas adicionais para contenção de emergência à jusante da barragem Sul Superior

A Vale iniciou, na última quinta-feira (16), a terraplenagem para a construção da contenção em concreto, que ficará localizada a 6 quilômetros a jusante da barragem Sul Superior, em Barão de Cocais (MG). A mineradora disse, em nota, que também está realizando intervenções de terraplenagem, contenções com telas metálicas e posicionamento de blocos de granito.

“Esta obra atuará como barreira física no sentido de reduzir a velocidade de avanço de uma possível mancha, contendo o espalhamento do material a uma área mais restrita”, disse a Vale.

De acordo com a companhia, o objetivo é reduzir os possíveis impactos às pessoas e ao meio ambiente no cenário extremo de um rompimento da estrutura. “Em função da intervenção, haverá um aumento na circulação de caminhões e equipamentos pela cidade com destino à mina de Gongo Soco, o que poderá causar eventuais transtornos ao trânsito”, declarou no documento.

A Vale afirmou que continua monitorando a barragem e o talude norte da cava de Gongo Soco 24 horas por dia e mantendo contato permanente com as autoridades competentes, no sentido de prevenir e informar a toda a população sobre o andamento dos trabalhos e da situação da barragem Sul Superior e da cava de Gongo Soco.

Simulado de emergência

No sábado (18), cerca de 1.600 moradores da Zona de Segurança Secundária (ZSS) de Barão de Cocais, ou seja 26% do total, participaram de um novo simulado de emergência de barragens.

A ação, de caráter preventivo, foi realizada pela Defesa Civil estadual, com apoio da Vale, das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e da Prefeitura Municipal. A Vale participou da atividade com 350 funcionários e prestou apoio logístico aos órgãos competentes.

De acordo com a Vale, o objetivo da atividade foi reforçar as orientações e treinamento da população residente na ZSS sobre como se proceder em caso de emergência com a barragem Sul Superior da mina Gongo Soco.

“O treinamento teve duração de 48 minutos e adesão de 26,75% do público previsto. Importante ressaltar que os moradores da ZSS já receberam treinamento em 25 de março. Foram instalados, na ocasião, sete pontos de encontro na cidade com funcionamento 24 horas por dia”, disse a mineradora, em nota.

Macacos

A mineradora começou, nesta segunda-feira (20), as atividades de sondagem que permitirão definir a solução mais viável para as obras de contenção a jusante da barragem B3/B4, localizada na mina Mar Azul, em Macacos, distrito de Nova Lima (MG).

Segundo a Vale, o objetivo da contenção é diminuir os impactos à comunidade e ao meio ambiente, no caso de rompimento da estrutura.

“As atividades não influenciam as condições de estabilidade da barragem B3/B4, que se mantém em nível 3 de emergência e conta com monitoramento geotécnico 24 horas”, declarou a mineradora, em nota.

As sondagens terão duração de aproximadamente 60 dias e serão conduzidas por uma equipe que trabalhará em horário administrativo. Além disso, a Vale afirmou que não haverá qualquer alteração nos acessos atualmente utilizados pelos moradores.

“Serão avaliados nove pontos para a instalação da estrutura de contenção, ao longo de 8 km de distância a partir da barragem, incluindo a entrada de Macacos. Ao final dos estudos, a Vale saberá qual a opção tecnicamente mais adequada a ser implantada, considerando a topografia e a geologia da região”, declarou a mineradora no comunicado.

Fonte: Notícias Mineração Brasil

? #AtualizeSE no #GrupoHCT ?
Oferecemos há 22 anos cursos EAD para Engenheiros, Arquitetos, Biólogos, Gestores e Estudantes.

▶️Análise de Estabilidade de Taludes com PLAXIS 2D:
http://webstore.grupohct.com.br

▶️Sondagem:
http://webstore.grupohct.com.br

▶️ Terraplenagem – Projeto e Execução:
http://webstore.grupohct.com.br

▶️Topografia para Engenheiros e Técnicos:
http://webstore.grupohct.com.br