fbpx

PLUGIN

Conexão para Engenheiros, Arquitetos e Estudantes

Curso: Sistemas de Abastecimento de Água – Projeto e Dimensionamento

Carga Horária: 05 horas

Objetivo: Este curso de atualização e extensão em Sistema de Abastecimento de Água visa colocar engenheiros, gestores de órgãos públicos, em dia com os atuais critérios de Rede Abastecimento de Água e suas variáveis, assim como elementos hidráulicos de estruturas de controle e aspectos de ocupação urbana.

Público: Destinado a engenheiros, gestores de órgãos públicos e alunos de cursos de graduação e pós-graduação em engenharia civil, mecânica, e arquitetura, bem como profissionais atuantes nas áreas de projetos e construção.

Descrição: Reservação e a sua importância; O porquê e como reservar as águas de distribuição; Tipos de reservatórios e como utilizá-los nas diferentes condições de aplicação. Como devemos locar os reservatórios da distribuição e qual o seu dimensionamento a ser considerado para um abastecimento regular e contínuo; A regra dos vasos comunicantes para melhorar a distribuição; A necessidade e a importância da reservação residencial em todos os níveis. Sistemas de Distribuição: Como formular um sistema de distribuição de água potável e sua aplicação. Redes Espinha de peixe: As redes de distribuição devem ser do tipo espinha de peixe para favorecer o deslocamento das águas sem incomodar pelo seu uso; Como promover esse dimensionamento e onde aplicar; O uso dos diferentes tipos de materiais em sua execução e o porquê na hora de promover essa determinação. Redes Diretas: Outras formas de se fazer uma rede de distribuição de forma adequada e a aplicação dos diferentes tipos de materiais. Macromedição: O uso de macro medidores para o controle da produção e fornecimento da água potável e a sua importância. Micromedição: A importância da medição individual para o consumo e avaliação de perdas; Os hidrômetros existentes e as diferentes formas de instalação e tipos. Perdas na rede: Onde e como podem ocorrer em prejuízo do volume e pressão de distribuição. Perdas nos ramais: Como evitar e corrigir tal demanda de grande importância no fornecimento das águas potáveis. Perdas no roubo de água: As formas inadequadas de se conseguir o abastecimento sem o seu pagamento; Como encontrar e como evitar essa ocorrência. Perdas na medição: Os tipos de hidrômetros a serem aplicados e tempo de aferição/troca. Serão presentados estudos de casos e ao final do curso iremos desenvolver um projeto exemplo.

Informações e Matrículas: https://webstore.grupohct.com.br/weng-2026/

Deixe uma resposta