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Conexão para Engenheiros, Arquitetos e Estudantes

Curso: Gestão e Desenvolvimento de Equipes

Carga Horária: 10 Horas

Público: O curso é destinado a profissionais de nível médio/técnico e superior que atuam como gestores ou líderes de projetos ou processos.

Objetivo: O curso tem por objetivos fornecer conhecimentos introdutórios para profissionais de nível médio/técnico e superior, que atuam como gestores visando despertar a consciência da importância de uma gerência participativa e das vantagens oriundas do envolvimento da equipe no processo decisório e na melhoria qualitativa dos resultados obtidos pela área. Instrumentalizar os gestores para darem os passos iniciais para a implantação da filosofia de qualidade em sua área, através do processo de gerenciamento do fator humano, que intervém diretamente nos resultados finais obtidos.

Descrição: Conceito e Importância de Ambiente: Ambiente Geral; Ambiente de Negociação; Ambiente Interno. Estratégia: Planejamento estratégico; Missão, visão e valores; Composição da Competência. Composição da Competência: Surgimento do Conceito CHAVES; Processo de Desenvolvimento da Competência; Conceito de Competência. Gestão DE Competências ou Gestão POR Competências: Juntando os dois enfoques; Quarta Revolução Industrial; Ferramentas de Gestão e suas Aplicações; Matriz CANVAS; Componentes do CANVAS; Plano de Marketing; Fatores Críticos de Sucesso (FCS). As Cinco Forças Competitivas de Porter: Ênfase nas competências e na competitividade; Estratégias competitivas genéricas; Os riscos do negócio; Cadeia de valor; Ambiente; Análise de tendências, segundo Porter. O Projeto de Pesquisa: Ferramenta 5W2H; Plano de ação; Passos para o planejamento estratégico; Ferramentas para o planejamento estratégico. Prioridade GUT: Desenvolvimento de projeto a partir da Prioridade GUT; Matriz SWOT; Análise Cruzada da Matriz SWOT; Conceito e Importância da Gestão Empresarial; Aspectos Presentes na Gestão Organizacional. Autoridade, Poder e Liderança: Autoridade; Poder; Tipos de poder; Delegação de poder; Descentralização do poder; Liderança; Tipos de liderança; A relevância da liderança; Liderança e confiança; Transformando indivíduos em membros de equipe; Comparando liderança e poder. Conceito e Importância da Gestão de Pessoas: Diferença entre Gestão de Competências e Gestão por Competências; O Tempo e as Exigências de Competências. Conceitos e importância de Recrutamento: Conceitos e importância de recrutamento; Elaboração do Currículo. Conceitos e Importância da Seleção: Seleção por competências – E o “como fazer?”; O desafio da seleção – Estamos prontos para contratar?. Conceito e Importância do Treinamento: Educação Corporativa: Programa de formação continuada; Levantamento das necessidades do treinamento organizacional; O líder globalizado e tecnológico; A didática do líder do processo de treinamento associada ao ensino e aprendizagem; Vamos falar de ROI – Return on investimento. Gestão da Avaliação por Desempenho: Conceito e Importância da Avaliação do Desempenho; Conceito e Importância do Desempenho por Competências; Programas de reconhecimento dos funcionários. Conflito: Processo de comunicação; A comunicação na gestão de conflitos; Possíveis causas do Conflito; Níveis de Conflito; Tipos de Conflito; Áreas de Conflito; Fontes de Conflito; Conflitos Interpessoais na Empresa; Consequências Negativas do Conflito; Como Praticar a Gestão de Conflitos. Ética:Ética na Negociação; Ética na comunicação; Ética e Moral. Gestão de Grupos e Equipes: Conteúdo e Objeto de estudo da Administração; A organização como um sistema aberto.

Informações e Matrículas: https://webstore.grupohct.com.br/wadm-0205