fbpx

PLUGIN

Conexão para Engenheiros, Arquitetos e Estudantes

Curso: Ventilação e Exaustão Industrial – Projeto e Dimensionamento 23% OFF

Carga Horária: 30 Horas

Objetivo – Este curso dará ao participante, condições de dimensionar instalações de ventilação, selecionar e analisar esses sistemas.

Público – Destina-se a engenheiros ou técnicos que atuam na área de ventilação industrial e segurança do trabalho, com conhecimentos básicos de mecânica dos fluidos.

Descrição – Introdução: Fundamentos e Aplicações; Ar atmosférico: Composição, Propriedades e Leis – Noções de Psicrometria; Conforto Térmico – Introdução e Definições; Termo Regulação, Metabolismo e Mecanismos de Troca Térmica com o Ambiente; O Papel da Vestimenta; Índices de Conforto Térmico – Temperatura Efetiva e IBUTG; Normas ISO 7243 e NR-15 – Exemplos de Aplicação. Definição e Tipos de Ventilação (Natural e Forçada); Processos de Ventilação Natural: Efeito do Vento e Efeito Chaminé; Forma, Dimensão e Localização de Aberturas; Dados Meteorológicos do Vento; Cálculos de Ventilação Natural pelo Efeito do Vento; Cálculos de Ventilação Natural pelo Efeito Chaminé. Ventilação para Renovação do Ar – Número de Trocas; Ventilação Geral para Controle de Temperatura; Estimativa da Carga Térmica do Prédio; Toxicologia: Poluentes e Contaminantes – Limites de Tolerância; Ventilação Geral Diluidora para Controle de Contaminantes; Cálculos de Diluição de Gases – Limites de Concentração. Ventilação Local Exaustora – Conceitos e Aplicações; Tipos de Captores: Enclausurado ou Exterior; Velocidades de Captura e Transporte do Contaminante; Seleção do Captor – Forma Construtiva, Posicionamento, Perda de carga, etc.; Boca de Captação Básica, Aberturas Tipo Slot e Coifas. Tipos de Ventiladores: Centrífugos e Axiais; Ventiladores Centrífugos – Sirocco, Radiais e Limit-Load; Ventiladores Axiais – Propeller, Tubo axiais e Vane Axiais; Aplicações, Vantagens e Desvantagens de Cada Tipo; Leis dos Ventiladores e Curvas de Seleção; Operação em Série e Paralelo. Redes de Dutos: Finalidade, Forma e Materiais Construtivos; Descrição dos Métodos de Dimensionamento de Dutos Utilizados; Perda de Carga nos Dutos, Curvas, Descargas, etc.; Apresentação de Tabelas para uso nos Cálculos; Exemplo de Dimensionamento de uma Rede de Exaustão. Equipamentos Coletores de Contaminantes – Conceitos e Aplicações; Mecanismos de Ação: Efeito Peneira, Impactação Inercial, Interceptação, Difusão, etc.; Filtros de Ar planos Convencionais – Normas, Classificação e Utilização; Filtros de Manga, Ciclones, Filtros Eletrostáticos, Lavadores de Gases, etc.; Aplicações e Vantagens e Desvantagens de cada Tipo. Aplicações Específicas – Soluções e Dimensionamento; Exaustão de Tanques de Produtos Químicos; Exaustão de Laboratórios Químicos e Biológicos – Capelas e Coifas; Exaustão de Sala de Baterias; Exaustão de Cozinhais Industriais (ABNT NBR 14518); Exaustão Central de Banheiros de Prédios; Pressurização de Escadas de Segurança.

O Grupo HCT está regravando este curso.
Compre agora com 23%OFF e inicie imediatamente.
Demonstrativo: https://bit.ly/3gBDGeE