fbpx

PLUGIN

Conexão para Engenheiros, Arquitetos e Estudantes

Curso: Orçamento de Obras e Cálculo do BDI

Carga Horária: 25 horas

Objetivo: Este curso de atualização e extensão em Capacitar os alunos a empregar conceitos de orçamentários e metodologias de análise de BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) pertinentes das áreas de construção civil, e promovendo-os a elaborar serviços orçamentários que envolvam a formação de planejamento, orçamento e a formação do BDI em obras civis.

Público: Destinado a Engenheiros, Arquitetos, Tecnólogos e Técnicos com formação na área da Construção Civil.

Descrição: Introdução à orçamentação de obras de construção civil. Visão geral do processo de orçamentação: Etapas da orçamentação; Estudo dos fatores condicionantes; Composições de custo; Definição de preço; Fluxograma do processo de orçamentação. Planejamento de custos: Introdução ao planejamento de custos; Grau de detalhamento do orçamento; Estimativa de custos da obra (custo unitário básico – cub); Orçamento preliminar; Orçamento analítico. Custos diretos: Levantamento de quantidades; Critérios de medição e pagamento; Interpretação, utilização e construção de Composições de custos unitários; Determinação do custo de mão-de-obra; Determinação do custo de materiais; Determinação do custo de equipamentos. Curva ABC: Características da curva ABC; Tabela da curva ABC; Utilidade da curva ABC; Elementos de terraplenagem: Empolamento; Fator de conversão; Contração; Disponibilidade Mecânica; Eficiência operacional; Fator de eficiência; Fator de carga; Tempo de ciclo; Momento de transporte; Dimensionamento de equipes. Custos indiretos: Definição de custos indiretos; Fatores de influência sobre o custo indireto; Itens dos custos indiretos; Custos acessórios; Taxa de Administração; Custo Financeiro; Imprevistos e contingências. Lucros e impostos: Lucratividade e rentabilidade; Níveis de lucratividade; Despesas tributárias; Imposto de renda e contribuição social; Regimes de tributação; Preço de venda: Custo x Preço; Formulas do preço de venda. BDI – benefícios e despesas indiretas: Considerações sobre o BDI; Utilidades do BDI; Desbalanceamento do orçamento: Considerações sobre o desbalanceamento; Razões para o desbalanceamento. Licitações de obras: Legislação básica para contratações de obras públicas; Fluxograma de procedimentos; Fase preliminar da licitação; Fase interna da licitação; Fase externa da licitação; Fase contratual; Fase posterior à contratação; Principais irregularidades em obras públicas; Sistemas de gerenciamento de custos de obras.

Início Imediato: http://webstore.grupohct.com.br/weng-5001

Bookstore⚡- Livraria Especializada para Engenharia e Arquitetura

📚 Da teoria à prática no cálculo do BDI- Sinopse do Livro:

Este livro tem como principal objetivo contribuir para o debate e o esclarecimento de algumas controvérsias existentes entre os cultores da engenharia de custos no entendimento técnico e na quantificação dos parâmetros que compõem a taxa do BDI (Benefício e Despesas Indiretas).Além disso, visa orientar os profissionais que atuam nas áreas de engenharia que participam de quaisquer etapas de obras ou serviços públicos ou privados, seja por serviço prestado, cargo ou função, com suas responsabilidades enquanto profissional em quem a sociedade confia, assim como por todo e qualquer cidadão que tem o dever cívico de zelar e contribuir com a sociedade da qual faz parte.Também espera-se que seja de valia para fins de consulta e reflexão para profissionais, engenheiros do segmento da construção, advogados, servidores públicos, consultores, projetistas, gerenciadores de obras, orçamentistas, enfim, todos os profissionais que possam estar direta ou indiretamente envolvidos na contratação de obras públicas ou privadas, controle e gestão de recursos, bem como, no exercício de funções públicas ou privadas.

Acesse: https://www.bookstore.grupohct.com.br/livros/engenharia/engenharia-civil/da-teoria-a-pratica-no-calculo-do-bdi